Sonhar com demônio, diabo, satanás

O diabo em sonhos pode ser o verdadeiro diabo, o demônio, Satanás? É ele mesmo que aparece em nossos sonhos? Digo de imediato que não. Não acredito que isso é possível: o Diabo e o sobrenatural não estão em causa. O demônio que aparece em um sonho é uma figura muito forte, decididamente; mas seu significado deve, antes de tudo, ser buscado no sentido psicológico como um elemento de 'quebra' (ideia que aparece na própria etimologia da palavra “diabo” como "aquele que divide", ou "Satanás" como inimigo, adversário).
Quando o diabo, demônio ou satanás aparece nos sonhos, é importante primeiro entender se a pessoa que sonhou teve uma "educação religiosa" e que tipo de convicções tem relativamente ao inferno e o diabo". O diabo pode aparecer mais frequentemente em sonhos de pessoas crentes, ou que creem que não receberam uma necessária educação religiosa. Mas os sonhos desse tipo também podem ser o resultado de sugestões recebidas por filmes vendo (um exemplo emblemático: O Exorcista) ou testemunhos relacionados ao exorcismo e possessão demoníaca.
O diabo aparece em sonhos em várias formas e meios: às vezes é apenas uma presença sentida mais que vista; talvez o sonhador sente apenas a sua voz cavernosa que dá ordens. Outras vezes, no entanto, o diabo é Satanás, manifestado pelos chifres "clássicos", cercado pelas chamas, olhos vermelhos, etc. Para alguns, aparece sob a forma de animais (cão ou gato), ou em forma humana, como um homem bonito ou uma bela mulher. É geralmente associada com a cor preta ou vermelha, mas em sonhos há também demônios na cor verde, azul, branco.
Na cultura clássica e pré-cristã a figura do demônio não era tão ruim como estamos acostumados a pensar agora. As palavras 'diabo' e 'demônio' são do grego δαίμων, daemon, ou "ser divino"; na mitologia grega era um ser meio caminho entre o humano e o divino, que participava dos oráculos e agia como intermediário entre a terra e o céu. O demônio guardava o homem e era verdadeira essência da sua alma, e depois da morte os próprios homens se tornariam demônios.
O Cristianismo trouxe conotações negativas às figuras de demônios; Lúcifer ("portador de luz"), o anjo mais belo e mais perto de Deus, que se rebelou contra ele, mas Deus o castigou fazendo-o cair para o inferno. Desde então, ele tenta arrastar o homem no pecado. Há muitos nomes para o diabo e demônios. Satanás é o "inimigo", o adversário; o diabo é “aquele que divide”. Outros nomes famosos são Belzebu, Asmodeus, Mefistófeles, Belphegor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário